Projeto Rio São João promove a medição de nascentes no Morada Nova e Fundão

Ações ambientais buscam a proteção e a revitalização dos mananciais de Itaúna

Duas medições foram realizadas pela equipe do Projeto Rio São João em outubro e novembro, para a preservação de nascentes em Itaúna. A primeira das ações, em 24 de outubro, ocorreu no Parque Geração do Futuro, no bairro Morada Nova. Já no último dia 29 foi visitada uma propriedade rural na região do Fundão.

No Morada Nova, a área do manancial foi degradada pelo descarte incorreto de resíduos sólidos, causando o desaparecimento do curso d´água. Agora será executado o cercamento da área, com o objetivo de proteger e revitalizar a nascente.

Em 29 de novembro a equipe do Projeto Rio São João, visitou a propriedade do sr. José Gonçalves Guimarães, na zona rural do Fundão, para avaliar e medir o manancial existente no local. A nascente se encontrava degrada e a recuperação será feita com o cercamento e plantio de mudas nativas.

O Projeto doou todo o material a ser utilizado – como mourões, arames e pregos. O proprietário ficou responsável por fornecer a mão de obra para a instalação de uma cerca.

As mudas a serem plantadas também serão fornecidas pelo Projeto, que contribuirá para o plantio. O material para cercamento foi entregue em 30 de novembro e o plantio das mudas será feito após o cercamento da nascente.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA

Facebook Comments