Saúde amplia assistência e distribuição de medicamentos

Dados apresentados em audiência pública mostram eficientização e transparência do setor

A Secretaria Municipal de Saúde apresentou nesta quinta-feira, 16 de novembro, a retificação de dados referentes a aquisição de medicamentos para a manutenção da Farmácia Básica, após audiência pública de prestação de contas. Conforme o relatório, o valor investido pela Prefeitura na aquisição de tiras de reagentes, para o teste rápido de glicemia, se manteve estável entre o primeiro e segundo quadrimestre de 2017.

O montante aplicado para a compra desses materiais, nos dois períodos consolidados, foi de R$ 21.528,00. O total de todos os tipos de medicamentos distribuídos, entre comprimidos, frascos e tubos, aumentou de 207 mil para mais de 1,1 milhão, diferença de 560%, em relação aos quatro primeiros meses do ano. O secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, explica o porquê do acréscimo. “No primeiro quadrimestre de 2017 não houve compras, pois a Prefeitura começou a receber no início de maio as mercadorias referentes ao pregão n.º 134/2016 e essas despesas e itens foram contabilizados no segundo quadrimestre”, justificou.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que, caso haja interesse, as notas fiscais estão disponíveis na Farmácia Básica.

O gestor da saúde também frisou a transparência da Prefeitura de Itaúna e afirmou que o planejamento adotado pelo setor tem sido um diferencial para evitar desabastecimento na rede pública, além de garantir o atendimento às demandas que forem apresentadas pela população nos próximos meses.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA

Facebook Comments