Fundação Hemominas realiza coleta de sangue em Itaúna, sábado, 11

Ação em parceria com a Prefeitura, Diretório Acadêmico e grupo religioso tem objetivo de reforçar estoque do Hospital Manoel Gonçalves
A Fundação Hemominas realiza em Itaúna, no próximo sábado, 11 de novembro, mais uma campanha de doação de sangue. O objetivo da mobilização é reforçar o banco do Hospital Manoel Gonçalves e manter em nível satisfatório os estoques que abastecem o ponto de atendimento de urgência e emergência no Município.

As coletas serão realizadas na Escola Municipal Augusto Gonçalves, no Centro da cidade, das 08h às 17 horas. A instituição de ensino fica rua Coronel João de Cerqueira Lima, 82.

Para doar é necessário fazer um cadastro e alguns testes, realizados no ato de inscrição. Basta apresentar Carteira de Identidade, que o candidato será encaminhado para uma avaliação clínica. A coleta de sangue só será feita se o doador estiver em boas condições de saúde.

De acordo com a secretário municipal de Saúde, Fernando Meira de Faria, a participação da população é essencial para o sucesso da campanha. “As pessoas sabem da importância de manter cheio o banco do Hospital. É dele que vem o sangue utilizado para procedimentos cirúrgicos e atendimentos de urgência e emergência no posto de atendimento local”, lembrou.

A iniciativa é do Diretório Acadêmico da Faculdade de Medicina da Universidade de Itaúna, com apoio do Terço Estação da Fé e da Prefeitura de Itaúna.
Você também pode ser um doador de sangue

Para doar sangue é preciso cumprir uma série de requisitos essenciais para manter a saúde de quem doa e de quem vai receber o sangue.

* Estar na faixa etária entre 16 e 69 anos;

* Ter e estar em boa saúde;

* Não ter contraído hepatite após os 11 anos;

* Pesar mais de 50 quilos;

* Dormir bem na noite anterior;

* Não ter passado por situação de risco para doenças sexualmente transmissíveis;

* Não ter tido gripe, resfriado ou diarreia nos últimos sete dias;

* Não ter ingerido bebidas alcoólica nas últimas 12 horas;

* Não usar drogas;

* Não apresentar ferimento ainda não cicatrizado;

* Não estar grávida ou em período de amamentação;

* Não ter sido submetido a exame de endoscopia nos últimos seis meses;

* Não ter feito tatuagem ou piercing nos últimos 12 meses.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA