Itaúna sedia Conferência Territorial da Educação em novembro

Proposta do evento é debater a construção de um sistema integrado e ampliar o atendimento em nível municipal.

A secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) confirmou Itaúna como sede da Conferência Territorial da Educação, em novembro.

A Conferência de Educação do Estado, a nível nacional, está marcada para o período entre 22 e 25 de março de 2018, mas até dezembro serão realizadas as etapas municipais e territoriais. A previsão é que Itaúna receba o seminário no dia 25 de novembro.

A Conferência pretende mobilizar a sociedade mineira para intensificar o monitoramento do Plano Nacional de Educação (PNE), propondo melhorias às políticas nacional, estadual e municipal. O PNE foi aprovado em 2014, com 20 metas para o setor em todo país. O prazo para cumprimento vai até 2024.

A iniciativa é encabeçada pelo Fórum Estadual Permanente de Educação de Minas Gerais, entidade que reúne instituições de ensino, gestores públicos e sociedade civil, entre elas a SEE. A proposta é colocar em debate os oito eixos que compõem o documento para as conferências Nacional e Popular. Minas Gerais pretende acrescentar um nono tema após as discussões regionais.

Projeto em discussão

Entre os pontos fundamentais em pauta, está a construção do sistema e de um projeto pedagógico integrado, o financiamento da Educação, a redistribuição do Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a área; com a finalidade de ampliação do atendimento no nível municipal, em especial no ensino infantil.

Segundo gestores e movimentos organizados da área, as metas do Plano podem não ser cumpridas por conta das medidas de redução de investimentos promovidas pelo Governo Federal, em especial a Emenda Constitucional 95.

FONTE: G1