Secretaria de Educação leva semana de atividades sobre posse responsável de animais domésticos às instituições de ensino

Alunos assistem palestras de profissionais da Saúde e desenvolvem trabalhos sobre o tema

A Semana de Conscientização e Orientação da Posse Responsável de Animais Domésticos, incluída no calendário oficial da cidade por meio da lei 5.167, de 19 de junho de 2017, levou às instituições da rede municipal de ensino diversas atividades entre o fim de agosto e o início de setembro. No período, as crianças e adolescentes tiveram oportunidade de aprender mais sobre o tema, a partir das visitas de profissionais da Secretaria Municipal de Saúde, e, sob o incentivo e coordenação dos professores, desenvolveram vários trabalhos para demonstrar os conhecimentos adquiridos.

A programação foi estendida também à zona rural. No povoado de Carneiros, na Escola Municipal Ismael de Souza Arruda, por exemplo, os aspectos da legislação foram trabalhados junto a todas as turmas. A iniciativa promoveu a conscientização e a reflexão, principalmente com os relatos de situações registradas na comunidade. A veterinária da Secretaria Municipal de Saúde, Virgínia Aguiar Sorice Lanzetta, participou da ação e ministrou palestra para os alunos, em que ressaltou a importância de cuidar bem dos bichinhos. “Ela fez considerações essenciais para explicar que sentem frio, fome e medo. E respondeu a perguntas dos meninos e meninas sobre fatos do cotidiano. Foram dias muito intensos e produtivos”, comentou a diretora Fernanda Fabiane Fonseca.

Os estudantes também assistiram explanação sobre a Leishmaniose e os cuidados básicos para a prevenção da doença. “Com certeza tivemos muitos ganhos porque essas crianças e adolescentes ficaram cientes de que ao assumirmos um animal de estimação devemos ter mente que são seres vivos, que precisam de atenção. E, a partir das informações que obtiveram com essas atividades, esses alunos poderão atuar como multiplicadores, contribuindo com a causa, por meio da conscientização dos familiares e amigos”, frisou a dirigente do estabelecimento de ensino.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA

Facebook Comments