Prefeitura reforça atenção à terceira idade em Semana do Idoso

Programação extensa conta com atividades de interação a partir de segunda-feira, 25 de setembro

Cinco dias de atividades vão valorizar a terceira idade e promover a integração no Centro de Convivência Maria Cândida da Silva, em Itaúna. Durante a Semana do Idoso, iniciativa da Secretaria Municipal de Assistência Social para reforço das estratégias de acolhimento e socialização, o bem-estar, a saúde e o lazer estarão em foco. A partir de segunda-feira, 25, até dia 29 de setembro, uma programação extensa vai abordar temas de interesse coletivo e de orientação social.

A abertura será com um culto e o encerramento com uma missa em ação de graças. “Identificamos a necessidade de agradecer as conquistas e reforçar a nossa união. Valorizá-los e respeitar a fé de cada um é reconhecer a importância daqueles que dedicaram anos da vida a construir uma realidade mais fraterna para todos nós. São nossos idosos os corresponsáveis pelas mudanças, avanços e conquistas da nossa sociedade. Eles são líderes, trabalhadores, aposentados, detentores de sabedoria, avós, cuidadores e voluntário e, durante a Semana do Idoso, serão os nossos homenageados”, resumiu o coordenador da Centro de Convivência, Jonatas Vinícius Fonseca de Lima.

Programação

As atividades têm início a partir das 08 horas de segunda-feira, 25, com uma cerimônia de boas vindas, seguida de um culto, um café e serviços para avaliação de saúde, como aferição de pressão e orientação médica. À tarde, às 13h30, está programada uma visita ao Centro de Recuperação e Assistência Social Integrada – CRASI, que acolhe dezenas de idosos no bairro Jadir Marinho.

Terça-feira, 26, é dia de beleza e bem-estar com “aulão” de ginástica e zumba, manicure, corte de cabelo e escova e shiatsu facial, que é uma técnica de massagem terapêutica chinesa. Já na quarta, 27, a programação será um passeio durante todo o dia em um clube na Barragem do Benfica. Quinta, 28, pela manhã, ginástica e no período da tarde uma gincana.

O encerramento da Semana do Idoso, na sexta, 29, a partir das 08h30, terá missa em ação de graças e um café musical. Mais tarde, às 13h30, visita à Fundação Frederico Ozanan. A participação é gratuita em todos os dias de atividades.

Com esta programação o objetivo é envolver o maior número de pessoas nas atividades e tornar esta Semana uma grande comemoração. Mostrar aos idosos a importância da convivência, da interação em grupos para o exercício de seus direitos e de independência”, completou o coordenador do Centro de Convivência, Jonatas Vinícius Fonseca de Lima.

Sobre o Centro de Convivência do Idoso

O Centro de Convivência do Idoso Maria Cândida da Silva fica na rua Professor Francisco Santiago, 198, Centro, e é um serviço gratuito oferecido pela Secretaria de Assistência Social. Entre as atividades promovidas pelo Centro, estão a realização de ações que visam garantir o envelhecimento saudável. O serviço atende por mês entre 400 e 600 pessoas, divididas em 12 grupos. Mais informações pelo telefone 3243.7736.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA