Projeto Rio São João retoma trabalho com proposta de revitalizar e cercar 30 nascentes por ano

Equipe inicia trabalhos para cercamento, plantio e limpeza da Área de Preservação Permanente do Parque Geração do Futuro no Dia da Árvore
As comemorações pelo Dia da Árvore, nesta quinta-feira, 21 de setembro, foram marcadas em Itaúna pelo fortalecimento do Projeto Rio São João. A equipe esteve no Parque Socioambiental Geração do Futuro, no Morada Nova, para uma grande ação, com o propósito de revitalizar as áreas ecologicamente importantes, além de alertar a população sobre a importância dos recursos naturais.

O Projeto Rio São João tem foco em três propostas: conscientização da comunidade sobre a necessidade dos cuidados e respeito com o Meio Ambiente; produção de mudas; e revitalização dos mananciais, com a retirada de lixo e entulho, plantios, além do cercamento dos locais onde estão as minas e cursos d’ água. No caso do último eixo, foram necessários alguns ajustes nos últimos meses, mas, com os estudos para ampliação da cobertura, a equipe retomou os trabalhos nas áreas de preservação. A perspectiva é de revitalizar e cercar 30 nascentes por ano.

A sede do Projeto Rio São João fica na rua Geraldo Flausino Soares, no Morro do Engenho. O espaço é aberto ao público todos os dias da semana, inclusive sábados e domingos, das 07h às 17 horas. No local também são recebidas turmas de estudantes para visitas guiadas. O agendamento pode ser feito na Gerência Municipal de Proteção ao Meio Ambiente, pelo telefone 3243.6933.

Trabalho contínuo

Na semana passada, em parceria com a Prefeitura e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Apac, o projeto Rio São João executou projeto de revitalização, com limpeza de áreas degradadas e plantio de árvores próximo às nascentes dos parques socioambientais Geração do Futuro, no Morada Nova, e Cordovil Fonseca, no Cerqueira Lima. A Apac disponibilizou mão de obra e mudas de várias espécies cultivadas no viveiro da instituição. O Município, por meio da Gerência de Meio Ambiente, elaborou os projetos técnicos de reconstituição da flora e instruiu todo o trabalho, além de fornecer os instrumentos e insumos de aplicação.

Feira de mudas

Para completar a programação pelo Dia da Árvore, ampliando o acesso da população às comemorações e contribuindo para a redução do deficit de sombreamento do município, a parceria entre a Prefeitura, o Projeto Rio São João e a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – Apac – leva à Praça Doutor Augusto Gonçalves, neste sábado, 23, uma feira com aproximadamente oito mil mudas. Das 09h às 12h, estarão disponíveis espécies nativas, frutíferas e ornamentais, que serão vendidas a R$ 1 a unidade, com direito a orientação técnica para o plantio e cuidados.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA