Polícia Militar amplia Rede de Proteção Preventiva em Itaúna

Moradores se mobilizam em ações de monitoramento para auxiliar na segurança local. Próxima a entrar em operação é a rede do Bairro Parque Jardim.

A integração entre moradores para o monitoramento da segurança pública dos bairros em que residem tem sido expandida em Itaúna. São as Redes de Proteção Preventiva, em conjunto com a Polícia Militar (PM), que atuam de forma vigilante para coibir ações delituosas. Já são 17 na cidade, envolvendo 22 bairros. Na próxima segunda-feira (25) mais uma será implantada no Bairro Parque Jardim.

Cada rede tem um militar como responsável por realizar a capacitação dos moradores. No Bairro Parque Jardim, o sargento Paulo César Alvarenga Barbosa iniciou as orientações no final de julho. Segundo ele, cerca de 300 moradores aderiram ao movimento. “Damos orientações e dicas de segurança para que cada morador possa identificar situações suspeitas. Estabelecemos uma forma de comunicação com um apito, em que cada um identifica o tipo de risco, de acordo com o som emitido. Incentivamos, também, a criação de grupos em redes sociais para facilitar a integração de todos”.

O sargento explica que para criar uma Rede de Proteção basta a comunidade se reunir em um grupo de, pelo menos, 30 pessoas e encaminhar a solicitação para o Batalhão da PM. “Nossa ideia é fazer com que cada um se ajude mutuamente. Para que o projeto obtenha sucesso, cada vizinho deve conhecer os hábitos e manter contato permanente”.

O lançamento da Rede de Proteção Preventiva do Bairro Parque Jardim acontece na rua Ouro Preto, 588, a partir das 19h. Na cerimônia, todos os moradores que participaram da capacitação vão receber um apito e uma placa para ser fixada nas residências.

FONTE:G1

Facebook Comments