Jogos Escolares de Itaúna são abertos em noite de festa

Competição reúne mais de 1.200 alunos de escolas municipais, estaduais e particulares, em 11 modalidades

Os Jogos Escolares de Itaúna – JEI 2017, foram abertos oficialmente em noite de festa, no Poliesportivo Alexandre Corradi Machado, que fica na Praça de Esportes JK, no Cerqueira Lima, nesta terça-feira, 29 de agosto. O evento é a maior competição esportiva organizada pelas Secretarias de Esportes e Lazer e de Educação e Cultura e envolve mais de 1.200 alunos de instituições de ensino municipais e estaduais, e da rede particular. A solenidade foi prestigiada por autoridades locais, ao lado de um público composto por centenas de pessoas, entre diretores dos estabelecimentos de ensino, professores, pais e estudantes.

O JEI faz parte do calendário da Prefeitura e, este ano, terá 30 dias de competição. Até 29 de setembro serão disputados 162 jogos, em 10 modalidades e skate, cujas inscrições estão abertas até dia 02 de setembro. As modalidades são divididas por faixa etária e categorias masculina e feminina: atletismo, basquete, futebol society, futsal, handebol, natação, peteca, queimada e xadrez. A participação da zona rural também está garantida.

Os jogos foram declarados abertos pelo prefeito Neider Moreira, após desfile das delegações de alunos. O estudante Rafael Corradi Guimarães, da Escola Estadual Victor Gonçalves de Souza, fez o juramento dos atletas. “É muito gratificante para o Governo realizar esse torneio, mais ainda com a adesão maciça que tivemos. A proposta da Prefeitura com esse campeonato é promover a integração entre as secretarias municipais, as equipes das instituições de ensino, os alunos e as famílias. Temos a comunidade escolar reunida. E, na verdade, esse movimento é extremamente importante para a construção de uma sociedade mais justa e fraterna. Aqui não existirão perdedores e vencedores, a cidade toda é quem ganha. E o que peço dos participantes é o máximo possível de cordialidade para, assim, elevaremos o nome da cidade”, comemorou o prefeito Neider Moreira, ao lado da primeira-dama do Município, Daniela Cristina Nogueira Melo.

O secretário de Esportes e Lazer, Gustavo Dornas Barbosa, declarou que ficou emocionado em ver a casa lotada para a abertura do JEI. “Estamos concretizando um trabalho feito em conjunto, com o significativo apoio e suporte da Educação e a Saúde. Unimos esforços e conseguimos executar esse projeto maravilhoso. Só tenho a agradecer a todos os envolvidos”, enalteceu. Já a gestora da Educação e Cultura, Alessandra Nogueira Santos Araújo, destacou a importância da interação entre os alunos, familiares, diretores, professores, diretores e funcionários das instituições de ensino e da administração municipal. “O JEI traz resultados muito positivos, integra, incentiva a prática de esportes, une toda a comunidade. É maravilhoso”, afirmou.

O vice-prefeito Fernando Franco reforçou a importância da competição, não só no sentido de levar os jovens à prática de esportes, mas também de contribuir para a socialização e a prática da cidadania. “Esses estudantes se dedicam para representar bem suas escolas, aprendem valores importantes para a vida, valorizam mais as famílias. Temos que considerar que são o futuro, portanto, precisamos estimulá-los. Quanto mais fizermos isso, mais conquistas teremos para a sociedade”, frisou Fernando Franco. O vereador Anselmo Fabiano, que esteve presente à cerimônia de abertura do JEI, representando a Câmara Municipal, elogiou a iniciativa e ressaltou o significado do campeonato na formação dos alunos.

Participação

A cerimônia contou com a apresentação artística dos alunos do Núcleo de Atenção à Criança – NAC Curumim. Os meninos tocaram e interpretaram canções com auxílio de instrumentos de percussão. O Tiro de Guerra também participou da solenidade, com marcha dos atiradores e a presença do Chefe da Instrução, subtenente Wilson Geraldo de Oliveira, que ocupou lugar de destaque na mesa de autoridades, assim como o tenente Máximo que, neste ato, representou o comando da 5ª Companhia Independente de Polícia Militar.

Os secretários municipais de Administração, Dalton Nogueira; Assistência Social, Élvio Marques; o procurador-geral, Jardel Carlos Araújo; controlador-geral, João Paulo Corradi Vasconcelos; e o chefe de gabinete, Valter Gonçalves do Amaral, prestigiaram a abertura dos Jogos.

Na disputa

Participam do JEI alunos com idade entre 7 e 16 anos das Escolas Municipais Augusto Gonçalves, Dona Dorica, João Luiz de Sousa (Barragem), José Antunes Ribeiro (Córrego do Soldado), Padre Waldemar Antônio de Pádua Teixeira, Professora Celuta das Neves, Souza Moreira; Escolas Estaduais Doutor José Gonçalves, José Gonçalves de Melo, Manoel da Costa Rezende, Professora Geralda Magela Leão de Melo, Gilka Drumond de Faria, Victor Gonçalves de Souza e Zezé Lima; Colégio Cenecista Educare, Colégio Sant’Ana, Colégio Cidade de Itaúna (Anglo) e CAT Doutor Dário Gonçalves de Souza – SESI.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA