Geladeiras e lâmpadas serão distribuídas para famílias carentes em Pará de Minas

A iniciativa faz parte do Projeto Energia Cidadã, realizado pela Cemig, e substitui equipamentos de alto consumo por outros mais eficientes e econômicos

rca de três mil famílias de baixa renda de Pará de Minas serão beneficiadas com 15 mil lâmpadas de LED e 150 geladeiras. A iniciativa faz parte do Projeto Energia Cidadã, realizado pela Cemig, que substitui equipamentos de alto consumo por outros mais eficientes e econômicos.

Serão beneficiadas somente famílias já cadastradas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social. “Todas devem estar com o cadastro em dia. Já entramos em contato com essas famílias e informamos o lançamento do projeto. Essa iniciativa da Cemig e da Prefeitura vai beneficiar muito essas pessoas que realmente precisam”, disse o secretário Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Vilson Antônio dos Santos.

Pará de Minas é a cidade que recebeu o maior investimento do programa. Em todo estado serão investidos R$ 55 milhões, que devem beneficiar mais de 110 mil famílias até o fim de 2018. “Este projeto faz parte do programa Energia Inteligente. Nós conseguimos trazê-lo a Pará de Minas neste ano, totalizando mais de R$ 600 mil”, afirma o Gerente de Relacionamento da Cemig de Pará de Minas, Cléder Melo.

Melo explica, ainda, que a troca de lâmpadas incandescentes pelas de LED pode gerar uma economia de até 90%. No caso das geladeiras, o consumo também pode cair consideravelmente. “Geladeiras com algum problema ou mau estado de conservação consomem muita energia. Quando a borracha não veda, o motor pode ficar em funcionamento até 24 horas por dia, por exemplo. Tem geladeiras que gastam 100 ou 120 quilowatts por dia. As mais modernas, por exemplo, gastam 30 kw”.

 FONTE:G1
Facebook Comments