Kits de conversores e antenas digitais de TV começam a ser entregues às famílias cadastradas em Itaúna

Prefeitura garante 5 mil equipamentos sem custos para os inscritos nos programas sociais do governo federal

Começou em Itaúna, a distribuição dos equipamentos de conversão do sinal analógico de televisão para digital, destinados às famílias de baixa renda. Estão reservados para o Município 5 mil kits, compostos por antena, conversor e controle remoto, e garantidos gratuitamente aos beneficiários dos programas sociais do governo federal, inscritos no CadÚnico. Para a distribuição dos aparelhos, foi credenciada na cidade a agência central dos Correios, aonde os contemplados devem comparecer após agendamento feito na internet ou por telefone, com o Número de Identificação Social – NIS, em mãos.

Para ter direito a retirada dos kits os interessados devem acessar o sitewww.sejadigital.com.br, clicar na janela “Agende já a retirada do seu kit gratuito” e informar os 11 dígitos do NIS. Pelo celular ou aparelho fixo a ligação é gratuita através do número 147. O serviço está disponível 24 horas por dia, durante toda a semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Após o preenchimento do cadastro, o usuário deve informar o melhor dia e horário para retirar o conversor nos Correios.

Em Itaúna, a agência cadastrada para entregar os equipamentos está na rua Coronel Osório Camargos, n.º 49, Centro, em frente ao Colégio Sant’Ana. A expectativa para o Município é distribuir pelo menos 85% dos kits de conversores até 08 de setembro. O chefe de gabinete da Superintendência Estadual dos Correios, Alexandre Magno de Abreu, explicou que as agências estão preparadas para suportar o aumento da demanda devido à distribuição dos aparelhos. “As unidades, como a de Itaúna, estão equipadas e com pessoal treinado para atender ao público-alvo. É importante lembrar da necessidade do agendamento, medida que visa, principalmente, organizar a entrega e reduzir o tempo de espera na fila”, afirmou.

Novembro é o último mês de sinal analógico

O sinal analógico será desligado em Itaúna e outras 38 cidades mineiras em 08 de novembro, conforme cronograma da Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. A partir desta data, a transmissão de canais abertos será feita apenas de maneira digital. “Trabalhamos para não deixar ninguém para trás. A nossa meta é fazer com que 100% dos domicílios que possuam televisão façam a migração do sinal com a instalação dos conversores ou ligação de novos aparelhos que já sejam adaptados à nova tecnologia”, afirmou a gerente regional da empresa responsável por conduzir o processo de transição, Deisy Feitosa.

Melhorias na transmissão de dados

A apresentação do plano de ação para a distribuição dos kits de conversores digitais foi realizada em Belo Horizonte, na manhã de terça-feira, 08 de agosto. Em coletiva com a imprensa, o presidente da Seja Digital, Antonio Carlos Martelletto destacou que a mudança representa um grande avanço tecnológico e coloca o Brasil no mesmo patamar de países como Estados Unidos e Reino Unido. “Além da qualidade de imagem garantida pela migração, ao ser desligado, o sinal analógico vai liberar a faixa de radiofrequência dos 700 MHz e permitir que as operadoras de telefonia móvel possam ativar a tecnologia 4G, que é mais veloz e tem melhor cobertura”, argumentou.

Prefeitura de Itaúna é parceira do Seja Digital

Toda mobilização social, com foco em alcançar a população com direito aos kits de conversores digitais, é realizada em parceria com o Governo de Itaúna. Para que as informações sobre os benefícios cheguem ao maior número de beneficiários, a Prefeitura estruturou um calendário de ações educativas.

A primeira atividade em parceria com a Seja Digital foi realizada no lançamento do projeto “Meu Bairro +”, realizado nos bairros Vila Nazaré, Novo Horizonte e Bela Vista no último sábado, 05 de agosto. Orientação à população e serviços como o agendamento para retirada dos equipamentos foram prestados por mobilizadores do programa. A mascote “Digital” também esteve na cidade para chamar a atenção das famílias, sobretudo das crianças.

A Prefeitura de Itaúna assinou conosco um termo de cooperação e tem sido uma grande parceira, fundamental para nos aproximar das pessoas”, completou Deisy.

Premiação para estimular uso de equipamentos

O sinal digital já está disponível e quem começar a usar o conversor e antena terá, além de mais qualidade de imagem e som para assistir aos programas de televisão, oportunidade de concorrer a prêmios. A empresa responsável pelo processo de migração vai sortear entre os beneficiários de programas do governo federal que retirarem os kits e comprovarem a instalação, 25 cartões pré-pagos de R$ 2 mil cada, até 25 de outubro.

Podem participar todos os beneficiários dos programas sociais do governo federal, portadores do Número de Identificação Social – NIS, elegível, ou seja, atualizado e disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações – Anatel. Para concorrer, basta acessar o hotsite www.sejadigital.com.br, onde está disponível o regulamento, digitar o NIS, atualizar o cadastro e informar o código de instalação (formado por 05 dígitos). Depois, basta assinalar de forma correta a resposta à pergunta: Quais são os benefícios da TV digital? Quem não tem acesso à internet pode ligar grátis para 147 e solicitar o cadastramento.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA

Facebook Comments