Campanha de vacinação antirrábica tem início em Itaúna

Zona rural é o alvo da primeira fase da mobilização para imunizar cães e gatos contra a raiva

Começou nesta segunda-feira, 07 de agosto, a campanha municipal de vacinação antirrábica. A estratégia da Gerência de Vigilância em Saúde é imunizar primeiro os animais na zona rural para, no dia 26 de agosto, sábado, promover em todas as unidades de saúde o “Dia D”, com o objetivo de proteger cães e gatos da área urbana.

O Setor de Zoonoses espera alcançar 21 mil animais com a mobilização. Para isso, quatro equipes percorrem todo o Município. No primeiro dia, as visitas estão sendo feitas nos bairros Piaguaçu, Granja São José, Azambuja e Cafuringa; Serra Verde, Usina Caixão, Fazendinha, Bagagem e Pito Aceso; Granja, Cedro, Condomínios e Três Barras; Mamonal, e Morro Grande até Azurita.

Na terça-feira, 08, é a vez dos Agentes de Controle de Endemias percorrerem as comunidades de Calambau, Bisay e Sesmarias; Fazendas, Chácaras próximas à unidade da Belgo, Coelhos, Vista Alegre e Retiro dos Farias; Angicos, Lopes, Grota, Campos e Segredo; Chácara Queiroz e Fundão.

Quarta-feira, 09, a vacinação será nos Paulas; Brejo Alegre e Pedras; Cova da Onça, Companhias e Cachoeirinha; Freitas e Serrinha dos Freitas.

Na quinta-feira, 10, os trabalhos serão concentrados em Carneiros; Campo Redondo; Córrego do Soldado, Gonçalves, Grota da Cana, Batas, Penhora, Vale dos Pequis; Grota dos Paulistas, Condomínio Jussara, Morro do Engenho; Barragem e Condomínios.

O último dia de imunização na zona rural será na sexta-feira, 11, nas comunidades de Mato Grosso, Saffran; e Maçaranduba (na rodovia MG-431, entre Itaúna e Itatiaiuçu).

Todos os animais podem ser vacinados?

Devem ser imunizados animais com mais de três meses e não há contraindicações. Mas, existem ressalvas em relação ao comportamento da fêmea prenhe, que pode dificultar a aplicação. A recomendação, para evitar riscos, que incluem até a perda dos filhotes, é para que os donos aguardem passar a gestação. É importante lembrar que as doses são garantidas a todos os cães e gatos no período previsto para a campanha, sendo que, os que perderem o prazo, dependerão das sobras depois do Dia D.

Dia D

A vacinação na zona urbana será sábado, 26 de agosto. Todas as unidades do programa Estratégia de Saúde da Família – ESF – ficarão abertas das 08h às 17 horas. Para ampliar e facilitar o acesso serão montados quatro pontos de apoio, nos bairros Aeroporto, Santa Edwiges, Veredas e Leonane durante o “Dia D”. Os bichinhos devem ser levados aos locais de vacinação por adultos, com o cartão, e dentro de caixas de transporte ou na coleira.

A vacina antirrábica protege contra a raiva e evita a transmissão da doença aos seres humanos. A enfermidade pode afetar o sistema nervoso central e evoluir para óbito.

Mais informações pelo telefone 3241.4999 (ramal 226) ou 3242-9606.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA

Facebook Comments