Zé Faxineiro foi homenageado no Campeonato de Futebol Amador

O desportista José Lopes Filho, o “Zé Faxineiro”, foi homenageado durante o Campeonato Itaunense de Futebol Amador, neste sábado, 1º de julho. O jogo, o 14ºconfronto da segunda rodada, será a partir das 16h45, no estádio José Flávio de Carvalho, entre as equipes Cruzeiro da Ponte e Celeste Marvel, essa última, criada por ele, como uma escolinha, para estimular a prática. A entrada é gratuita.

Falecido em 28 de setembro de 2014, aos 78 anos,”Zé Faxineiro” teve uma trajetória de dedicação ao esporte e à formação de crianças e adolescentes, contribuindo para que muitos atletas despontassem como grandes talentos, seguindo para clubes de renome. Ele nasceu em Pitangui, mas mudou-se para Itaúna ainda muito jovem, aos 14 anos, e na cidade se tornou uma personalidade reconhecida no cenário  desportivo.”Zé Faxineiro” foi técnico de vários times e incentivador do futebol, modalidade com a qual se envolveu a partir de 1952, quando entrou no Juventus (Itaúna), como meia-atacante. Em 1956, foi eleito a revelação do ano no Campeonato de Futebol de Itaúna; e em 1957 partiu para o Arsenal (Itaúna). Fora de Itaúna, defendeu diversos clubes, em Juiz de Fora, Goiânia, Cuiabá, e chegou a fazer estágio com o treinador do Fluminense, no Rio de Janeiro.

Ao voltar para a cidade, atuou como treinador do Esporte Clube Itaúna e sagrou-se vice-campeão com a equipe infantil, pelo Campeonato Mineiro. O trabalho com escolinhas de futebol no município rendeu muitos bons resultados e destacou Itaúna a competições importantes em toda a região.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA