Especialistas alertam sobre os cuidados com a FEBRE MACULOSA

O único caso suspeito de febre maculosa notificado em Divinópolis no ano de 2017 foi descartado por especialistas após o exame laboratorial. Os sintomas da doença são parecidos com de outras enfermidades o que muitas vezes dificulta o diagnóstico.

A febre maculosa é transmitida pelo popular carrapato estrela. Na cidade ele é mais comum de ser encontrado nas capivaras, mas o transmissor da doença também pode ser encontrado em cães e no homem. Quando contaminado o carrapato transmite a febre maculosa. Os sintomas são febre alta, dor de cabeça, náusea, vômito, manchas vermelhas. A orientação é sempre procurar o médico imediatamente após o inicio dos sintomas.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde em 2016 foram registrados 4 casos na cidade. Três deles no mês de junho e um no mês de agosto. Destes quatro casos dois evoluíram para óbito. Este período entre junho a outubro é o período mais comum da doença. Portanto é necessário que a população redobre a atenção quanto aos cuidados preventivos como evitar áreas com mato alto e de comum habitação dos animais que são hospedeiros do carrapato. Caso se ocorra usar sempre calçados fechados, calças e blusas de manga comprida.

FONTE: SISTEMA MPA 

Facebook Comments