O inverno chegou. Nutricionista e Personal trainer dão dicas de como se manter saudável na estação

A estação mais fria do ano chegou e com ela todas as delicias da época como tomar chá, café e chocolate quente, tudo que tem fumaça, desenhar nos vidros embaçados, sentar na beira do fogão a lenha ou se aninhar perto de uma fogueira.

Priscila Lara - Nutricionista Clínica e Esportiva
Priscila Lara – Nutricionista Clínica e Esportiva

Nossa reportagem conversou com a Nutricionista Priscila Lara que disse que no inverno o corpo tem um consumo maior de calorias para chegar a temperatura adequada e ainda afirmou que o gasto energético é maior e normalmente a tendência é que o apetite peça alimento mais quentes, e as vezes essa alimentação é mais calórica.

Os meses de junho e julho são voltados a festas, quadrilhas, e vem bem acompanhado de comidas típicas. Tudo mais saboroso e com calorias extras.

Para quem não quer deixar de comer as delicias que o inverno proporciona Priscila destaca que o ideal é que continue tendo um bom balanço calórico. Os alimentos quentes podem ser introduzidos, mas que faça um consumo deles dentro da quantidade adequada para o valor calórico indicado.

Confira a entrevista da Nutricionista Priscila Lara

A nutricionista que atua nas áreas clínica e esportiva, deixou ainda uma receita para aquecer o corpo e enriquecer o paladar de forma saudável!

Creme de moranga
– 1 xícara de chá de moranga picada e cozida
– 1 colher de sopa de creme de ricota
– 1 colher de chá de azeite
– 1 colher de sopa de frango desfiado
– 1 colher de sopa de cebola de cabeça picada
– Cebolinha e salsinha à gosto
– 1 pitada de gengibre em pó

Modo de fazer:
– Triturar a moranga no liquidificador com um copo de 200ml de água. Refogar a cebola no azeite, acrescentar todos os ingredientes, deixe ferver por 5 minutos e acrescente o creme de ricota. Sirva quente!

Atividades físicas

Com uma época tão fria a preguiça vem junto, e a atividade física fica de lado. Segundo especialistas, o momento é ideal para usar os mecanismos naturais do corpo em prol da boa forma. A personal Trainer e professora de Educação Física Jéssica Alves cita que as atividades físicas não são menos importante que em outra estação, os exercícios no inverno ajudam no controle do peso, a pressão arterial, diminui o estresse e aumenta a taxa de colesterol (HDL).

Jessica Alves - CREF: 030632G/MG
Jessica Alves – CREF: 030632G/MG

Jéssica ainda comenta, no inverno não existe um método de treinamento diferente para ser usado, porém é importante usar roupas adequadas como luvas, pois no frio as extremidades do corpo sofrem mais. Quando tomados os cuidados necessários como aquecimento prolongado, vestuário adequado, as atividades podem ser feitas ao ar livre. É importante evitar se exercitar quando a temperatura estiver abaixo de 14º, pois acontece a vasoconstrição, que diminui a circulação normal do sangue pelo corpo, se tornando um risco a saúde. Antes de se iniciar nas atividades físicas uma consulta ao cardiologista se torna importante para indivíduos que apresentam fatores de risco como hipertensão, obesidade, diabetes. Também é importante ressaltar que os exercícios físicos devem ser orientados por um profissional registrado no CREF (Conselho regional de Educação física), completa a Personal.

 

 

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