Prefeitura trabalha para reestabelecer ordem na avenida Jove Soares após temporal

Serviços de reparos e manutenção foram concluídos nesta terça-feira, 13

A Prefeitura de Itaúna iniciou ainda na noite desta segunda-feira, 12 de junho, os trabalhos para solucionar os problemas causados pela tempestade que caiu sobre a cidade. Equipes da Secretaria Municipal de Infraestrutura e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – foram deslocadas para a avenida Jove Soares, região mais afetada, logo que constatados os primeiros danos e atenderam às prioridades, Na manhã de hoje, terça-feira, 13, as intervenções continuaram, com reparos e limpeza.

Dados informados pela Coordenadoria da Defesa Civil apontam que choveu 50 milímetros em cerca de 40 minutos, o que provocou a inundação, situação registrada há vários anos quando cai uma grande quantidade de água de uma vez no Córrego do Sumidouro, que corta a “Prainha”. O canal é naturalmente estreito e, apesar de obras já realizadas pela Prefeitura, não há vazão suficiente. Também contribui para o rápido acúmulo de água a condição de a avenida estar localizada numa baixada, área plana cercada por elevações, onde atualmente há mais de 10 bairros. A grande quantidade de construções diminui a absorção da água, assim como o asfalto que impermeabiliza o solo e aumenta o fluxo e a velocidade com que o volume pluviométrico chega à Jove Soares.

A Prefeitura de Itaúna lamenta que essa situação se repita há décadas e esclarece que está em busca de recursos para viabilizar a execução de novas obras de captação, que diminuirão o impacto causados pelos fenômenos naturais. A cidade conta com apoio da população, que deve evitar jogar lixo nas vias públicas, descartando os resíduos nos locais e horários preestabelecidos para a coleta, para que não haja obstrução dos bueiros e pontos coletores de água.

FONTE: PREFEITURA DE ITAÚNA

Facebook Comments