Fiéis preparam festa de Santo Antônio com fogueira de 30 metros em comunidade de Abaeté

Entre a programação também está a missa dos casais e um grande almoço em devoção ao santo casamenteiro.

O Dia de Santo Antônio, celebrado nesta terça-feira (13), mobiliza moradores da comunidade Santo Antônio das Tabocas, zona rural de Abaeté. Por lá, o que não falta é disposição para preparar a maior festa da região em devoção ao santo casamenteiro.

Como parte da programação da festa, que começou no dia 31 de maio com uma trezena, acontece nesta segunda-feira (12) a queima de uma fogueira de 30 metros de altura e a missa dos casais. Devem passar pela comunidade mais de dez mil pessoas, segundo a organização.

Maria Gomes de Almeida, de 80 anos, é uma das pessoas que está a frente da organização. Ela conta que registros históricos dão conta de que o grande evento ocorre há mais de 100 anos na comunidade onde todos se mobilizam para deixar ainda mais bonita a festa baseada na fé cristã.

Segundo a moradora, os preparativos começam bem cedo. Por volta das 6h um grupo de voluntários iniciou a montagem da fogueira, que tem 30 metros. Com madeira doada por uma empresa, a fogueira fica pronta em cerca de oito horas. Para isso mais de 40 fiéis participam da montagem.

“É uma fogueira muito grande, mas, sempre começam a preparação bem cedo e com todo mundo trabalhando é possível finalizar no mesmo dia. Essa fogueira é muito importante para a festa. Simboliza o empenho de todos em fazer uma festa inesquecível”, disse Maria Gomes.

Aroldo Francisco de Oliveira também é organizador do evento e para ele a festa é mais que uma tradição. Representa sobretudo, pureza, fé, devoção, simplicidade e milagre.

“Só na comunidade de Tabocas é uma possível ver uma festa dessas. Por isso atrai tanta gente de longe. Afinal, Santo Antônio é o mais milagroso da igreja católica. Só de pensar na união e simplicidade de todos que se empenham na festa, eu embargo a voz. É muita emoção”, enfatizou.

FONTE: G1

Festa em Santo Antonio das Tabocas em Abaeté tem mais de 100 anos (Foto: G1)

 

 

 

Facebook Comments