Modelo italiano de ensino é tema para encontro entre professores

Município de Reggio Emilia é referência para o mundo em educação infantil e conhecido como cidade educadora da primeira infância

Professoras, diretoras e pedagogas da rede municipal tiveram a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre Reggio Emilia, cidade italiana e referência para o mundo quando o assunto é ensino na primeira infância. O tema foi pauta de uma roda de conversa, promovida pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura – Semec, dia 30 de maio, junto de educadoras que voltaram encantadas com o modelo pedagógico usado no município ao norte da Itália, depois do último período de férias.

As parceiras da Semec na ação apresentaram a história de Reggio Emilia, que começou com o fim da Segunda Guerra Mundial, e destacaram aspectos fundamentais, como a relação comunidade/escola, a abordagem reggiana e o papel do educador infantil, além da importância do diálogo, que é base da pedagogia adotada lá.

“O resultado foi de muito aprendizado e troca de experiências entre os profissionais, que, com certeza, agregarão valor ao trabalho realizado na primeira etapa da educação básica. Nosso compromisso é tornar as escolas vivas, valorizando as atividades cooperativas e investindo na formação dos educadores”, salienta a secretária, Alessandra Nogueira Santos Araújo.

FONTE: Prefeitura de Itaúna

Facebook Comments