SAMU é inaugurado em Divinópolis; Serviço começa a funcionar esta quarta-feira (07)

Finalmente o SAMU, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência da Região Ampliada Oeste, foi inaugurado na cidade. Ele que é uma pauta antiga e vai beneficiar não só Divinópolis, mas mais de 50 municípios da região.

Cerca de três anos depois, enfim, a região Centro-Oeste passa a contar com o SAMU. O serviço que visa reduzir os índices de mortes e sequelas com o atendimento pré-hospitalar, custou mais de R$ 15 milhões aos cofres públicos. Ele vai atender 54 municípios da região, beneficiando assim, cerca de 1,2 milhões de habitantes. Por mês, os órgãos responsáveis terão que desembolsar quase três milhões para o custeio do serviço.

Ao todo, o SAMU recebeu do estado 31 ambulâncias, sendo que 24 são de suporte básico, o que significa que as equipes são formadas por técnicos de enfermagem e motoristas. As outras sete ambulâncias são de suporte avançado, ou seja, elas contarão com médicos, enfermeiros e motoristas.

Divinópolis foi contemplada com duas unidades básicas e uma avançada. A escolha das cidades para receberem as ambulâncias se deu com base em estudos de viabilidade. Divinópolis também será a sede da Central de Regulação das Urgências.

O serviço gerenciado pelo consórcio intermunicipal de saúde tem o objetivo de atender os pacientes no menor tempo possível. Para isso, ele contará com 18 unidades hospitalares que compõe a rede resposta.

Atualmente, o 10º Batalhão dos Bombeiros atendem em média 20 ocorrências por dia. Com o funcionamento do SAMU, a ideia é que eles trabalhem de forma integrada.

O governador do estado, Fernando Pimentel, do PT, veio para a solenidade de inauguração, porém não gravou entrevista. Durante o discurso, ele fez um breve agradecimento aos agentes responsáveis pela implantação do serviço e falou sobre a crise do estado.

Na oportunidade, o Secretário de Estado de Saúde, Sávio Souza Cruz, afirmou que não há previsão da retomada das obras do hospital público.

 

FONTE: Sistema MPA

Facebook Comments