Comidas do Mundo por Carla Corradi – Um passeio pela história da gastronomia

Sempre nutri uma paixão pela História e, há pouco, descobri a gastronomia. Certa vez li que uma das maiores revoluções já vistas em tempos modernos foi a do paladar. As especiarias levaram caravelas ao mar e movimentaram o comércio entre Oriente e Ocidente. Nossas vidas seriam bem diferentes se o apetite dos europeus não tivesse despertado para o cravo, para a noz moscada e para os diferentes tipos de pimenta.

Hoje, a comida não fica mais restrita à cozinha, mas ocupa lugar na historiografia, é tema de inúmeros programas de TVs e abarrota prateleiras de livrarias renomadas.

E como eu me dou melhor com as letras do que com as panelas, resolvi enfrentar a empreitada de escrever sobre alimentos e sabores que transbordam dos pratos e entram para a História.

 

Alimentação consciente – muito além do mundo fitness

 

Você sabe o que é ecogastronomia? O conceito é defendido pela Slow Food, uma associação internacional criada na década de 1980 na Itália com o objetivo de difundir o prazer pela comida de qualidade respeitando o meio ambiente em toda a cadeia produtiva dos alimentos. O movimento se opõe à padronização alimentar e preocupa-se com as conexões entre “o prato e o planeta”.

Confira mais sobre o assunto e uma receita deliciosa no Sou Class clicando aqui!

Facebook Comments