Teste do Olhinho já é realidade na rede pública de saúde em Itaúna

Iniciativa inédita do Município permite diagnóstico precoce de doenças graves que podem causar perda da visão

O mês de junho começou com uma grande novidade na área da Saúde em Itaúna. Na manhã desta quinta-feira, 1º, a rede pública passou a oferecer o Teste do Olhinho, ampliando o acesso ao importante exame, direcionado aos recém-nascidos e que até então era feito na cidade somente nas clínicas particulares. A iniciativa pioneira da Prefeitura, por meio da coordenação de Atenção Primária, democratiza o instrumento de diagnóstico precoce de doenças oftalmológicas que, se não forem tratadas em tempo e adequadamente podem causar até cegueira.

Serão disponibilizadas 20 consultas por semana, sempre às quintas-feiras, no Posto Central, priorizando as crianças nos primeiros dias de vida. Levantamento feito pela Secretaria Municipal de Saúde durante os estudos para a implantação do serviço, apontaram demanda entre 70 e 80 atendimentos ao mês.

Com base nessa estimativa, sabemos que teremos condições de atender a todos os recém-nascidos e talvez ainda disponibilizar vagas remanescentes para crianças que estão fora da faixa etária preconizada. O agendamento é feito quando os pais trazem os bebês para o Teste do Pezinho, feito em Itaúna somente na rede pública, o que facilita para prestarmos as orientações e marcarmos o Teste do Olhinho”, afirma o coordenador da Atenção Primária, Gilberto Gonçalves de Lima.

Procedimento simples, rápido e indolor

A pediatra Vívian Alves Rezende, responsável pela realização dos exames, esclarece que o procedimento é simples, rápido e indolor, que consiste em um feixe de luz iluminando o olho da criança através de um aparelho chamado oftalmoscópio. “O fenômeno é semelhante ao observado nas fotografias. Quando está tudo bem com a visão dos pequenos é possível identificar um reflexo vermelho”, explica.

De acordo com a médica, todo bebê deve passar pelo Teste do Olhinho. “O diagnóstico precoce é a chance de evitar a cegueira em decorrência de enfermidades como glaucoma, catarata congênita e tumor, visto que a identificação das doenças ainda nos primeiros dias de vida possibilita o tratamento certo e o desenvolvimento normal da visão”, salienta Vívian, informando que se detectado algum problema, a criança é encaminhada diretamente ao oftalmologista.

O Posto Dr. Dário Gonçalves de Souza (Central) fica na rua Zezé Lima, 631, Centro. Mais informações sobre agendamento do Teste do Olhinho podem ser obtidas no local ou pelo telefone 3243.6062.

Facebook Comments